Instituído em 3 de novembro de 1969, o 2º Ofício de Protesto Recife sempre se destacou como uma serventia extrajudicial exemplar, buscando, desde aquela época, utilizar-se dos recursos tecnológicos mais modernos disponíveis objetivando agilizar suas rotinas administrativas e oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes.
Sempre com estes propósitos, ainda na década de oitenta, foi o primeiro Tabelionato de Pernambuco a utilizar recursos de processamento eletrônico de dados na execução dos seus trabalhos administrativos.
Em 13 de agosto de 1987, assumiu a titularidade do 2º Tabelionato de Protesto de Recife, Isa Maria de Carvalho Araujo, que não apenas procurou manter os propósitos dos bons serviços que vinham sendo realizados, mas, acima de tudo, estabeleceu linhas de ação administrativa que apontavam para uma melhoria permanente da qualidade do atendimento e a expansão das suas instalações.
Os objetivos traçados, naquela ocasião, pela Tabeliã e os resultados hoje alcançados comprovam que o planejamento adotado buscava a adequação aos novos tempos e o acompanhamento do desenvolvimento tecnológico na área de prestação de serviço, “sempre buscando atender, com qualidade e presteza, e, acima de tudo, dentro da legalidade, às necessidades dos clientes”.
O 2º Tabelionato de Protesto de Recife, sob a égide da atual Tabeliã, tem buscado oferecer instalações físicas mais adequadas às suas atividades, disponibilizando maior conforto aos seus clientes e melhores condições de trabalho aos seus funcionários. Assim, dentro destes princípios é que já foram promovidas duas mudanças de endereço ao longo deste período, estando atualmente instalado em um prédio localizado à Rua Gervásio Pires, 233 – Boa Vista – Recife – Pernambuco.
O investimento em tecnologia levou a utilização de moderno e eficiente sistema informatizado, que executa e controla, eficazmente, todos os processos administrativos existentes no 2º Tabelionato de Protesto de Recife, possibilitando a troca de informações eletrônicas de protesto entre instituições de controle de crédito, como a CNP (Central Nacional de Protesto), SERASA e Boa Vista Serviços, instituições bancárias e financeiras, além da própria Central de Distribuição de Títulos de Recife – CDTR.
Todos os documentos físicos importantes são digitalizados e armazenados, propiciando a preservação da documentação contra a ação do tempo, como também, permitindo a execução de pesquisas documentais extremamente rápidas junto a arquivos eletrônicos digitais, tudo isto utilizando moderno software de gerenciamento eletrônico de documentos.
Sempre buscando agregar novos serviços que melhorem a qualidade do atendimento, o 2º Tabelionato de Protesto de Recife disponibilizou este site dinâmico, com áreas especiais destinadas ao atendimento dos usuários, sendo a primeira serventia extrajudicial de protesto pernambucana a oferecer, on-line, os seguintes serviços: Acompanhamento da Movimentação de Títulos, Consulta de Protesto, Solicitação de Certidões e Consulta de Certidões Emitidas.
Tão relevante quanto os serviços on-line disponibilizados, o “Contato” constitui-se em um canal de comunicação on-line importantíssimo entre os usuários e o próprio Tabelionato de Protesto, podendo o cliente, através deste meio de contato fácil, oferecer sugestões, esclarecer dúvidas, solicitar a realização de outros serviços, e, acima de tudo, avaliar o atendimento dispensado.
Assim, seguindo os ditames estabelecidos pela Tabeliã, ISA MARIA DE CARVALHO ARAÚJO, desde os idos de 1987, a busca pela melhoria da qualidade do atendimento sempre será um dos objetivos maiores dos que fazem o 2º Tabelionato de Protesto de Recife, aliado ao cumprimento fiel da legislação e obediência a formalidade legal que o ato registral de protesto impõe.
Protesto Recife
O protesto é um ato público, formal, solene e caracteriza a impontualidade ou inadimplência do devedor (sacado) para com aquele respectivo credor. Pelo protesto fica comprovado o descumprimento da obrigação assumida pelo devedor. O protesto é a prova do não pagamento do título ou da falta ou recusa em aceitá-lo ou devolvê-lo. Prova de segurança advinda de uma autoridade dotada de fé pública e que dá ao protesto e seus efeitos um caráter de autenticidade.
Com o protesto previnem-se possíveis conflitos entre credor e devedor, porquanto a maioria das pessoas intimadas extrajudicialmente a pagar seus títulos em atraso comparece ao Tabelionato de Protesto e quita seus débitos, evitando o ingresso de ações e execuções judiciais, com todos os custos a elas inerentes.
O Tabelionato de Protesto tem, assim, a missão importante e eficaz de acelerar a recuperação de créditos pendentes e não honrados no vencimento, isto com um custo muito baixo para o credor. Quando o título é pago no Tabelionato de Protesto, pelo devedor, o credor recupera o valor do título sem quaisquer custos.
Compete unicamente aos Tabelionatos de Protesto a recepção, intimação, protesto, quando for o caso, o cancelamento de títulos, bem como o recebimento, em nome do credor, do pagamento efetuado pelo devedor dentro do prazo estabelecido na legislação.
Um título de crédito ou documento de dívida será protestado por:
- falta de aceite, antes do vencimento da obrigação e após o decurso do prazo legal para aceite (art. 21, § 1º, da Lei no 9.492/97);
- falta de pagamento, após o vencimento (art. 21, § 2º, da Lei no 9.492/97);
- falta de devolução, quando o sacado retiver o título, a exemplo da duplicata enviada para aceite e não proceder à devolução da mesma no prazo legal (art. 21, § 3º, da Lei no 9.492/97).
- para garantia do direito regressivo contra endossantes e seus avalistas.
Protesto Recife Serviços
O Protesto Recife oferece os seguintes serviços:
- Emissão de boletos
- Solicitações de certidões
- Cancelamento de protesto
Horário de Funcionamento Protesto em Recife
- Segunda a Sexta das 09h às 18h
Endereço e Telefone Protesto em Recife
- Rua Gervásio Pires, 233 – Boa Vista – Recife – PE
- Telefone: (81) 3092-2737
Outras informações e site
- Mais informações: www.protestorecife.com.br