A Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, na definição tradicional do termo, é um local em que são guardados livros, documentos tridimensionais, e demais publicações para o público estudar, ler, e consultar tais obras. O objetivo da biblioteca é a guarda dos livros e demais publicações em local livre de perigo, onde não sejam roubados, incendiados e demais perigos.
Conservar para que não sejam estragados pois o público manuseia constantemente as obras, ou porque os documentos ficam úmidos, quentes e ou em situações similares.
Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco Recife História
A tradição literária em Pernambuco tomou grande vulto, a partir de 1852, com a criação da Biblioteca Pública Provincial, através da Lei nº 293, obrigando as tipografias a lhe remeterem um exemplar de todas as publicações editadas. O seu primeiro regulamento foi aprovado e publicado em 1874. À época de sua criação, a literatura em Pernambuco residia no Gabinete Português de Leitura nas estantes particulares, nos compêndios e na bibliografia da Faculdade de Olinda. A primeira instalação da Biblioteca Pública foi junto ao Liceu Provincial, que deu origem ao Ginásio Pernambucano, onde funcionava o Hospital Paraíso, situado na Avenida Dantas Barreto e que hoje corresponde ao Edifício Pernambuco. Em 1854, passou a funcionar no Colégio das Artes, na Rua do Hospício, atual Hospital Geral do Recife. Em sua itinerância, incluiu o Convento do Carmo no ano de 1860, que a abrigou no primeiro andar; o Palacete da Câmara Municipal localizado na Praça da República, no período de 1875 a 1930.
Convém destacar que, nesse ínterim, com a Proclamação da República, ela passou a chamar-se Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Posteriormente, estabeleceu-se no Prédio do Arquivo Público Estadual, na Rua do Imperador, até que, em 1971, no governo de Nilo Coelho, foi transferida, definitivamente, para sede própria, em prédio com instalações específicas e dentro das normas da moderna arquitetura. Nessa ocasião, passou a denominar-se Biblioteca Pública Estadual Presidente Castello Branco. Mas em 1° de março de 2002, através do Decreto n° 24.075, resgatou o seu nome original de Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.
A Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (BPE) é uma das mais ricas do Brasil em edições raras, constituindo um importante patrimônio pelo seu vasto acervo que inclui obras dos tempos coloniais e do império, do período holandês no estado, sobre história, economia e de outras classes. Esse vasto acervo também preserva jornais antigos que circulavam no Recife no início da imprensa periódica local. Editou quatros catálogos de seus livros publicados, relacionando obras a partir do século XVI. Tudo isto representa um recorte do rico acervo da Biblioteca Publica do Estado de Pernambuco, estimado, em 270 mil livros, e cerca de 370 mil volumes de periódicos, com o compromisso de zelar e disponibilizar esse legado cultural para as gerações atuais e futuras, cumprindo, assim, a sua missão secular de provedora do conhecimento e da preservação dos tesouros da humanidade.
Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco Recife Serviços
A Biblioteca oferece os seguintes serviços:
- Acompanha as ações desenvolvidas pelas BPM;
- Incentiva os gestores municipais a implantar e manter as bibliotecas públicas.
- Cadastra as BPM no Sistema Estadual;
- Estimula as Prefeituras a celebrarem convênios;
- Colabora na formação e organização do acervo bibliográfico;
- Realiza serviços de diagnóstico, supervisão e orientação técnica;
- Capacita o pessoal para trabalho em bibliotecas;
- Fomenta a realização de atividades culturais e de serviços de extensão junto as equipes da BPM;
- Incentiva o serviço de extensão.
Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco Recife Acervo
O Acervo da Biblioteca é dividido em:
- Coleções especiais: Compreende: Obras Raras, Iconografia, Mapoteca e Manuscritos, Coleção Pernambucana, Braille e Periódicos. Este setor tem a missão de preservar, organizar, divulgar e atualizar as coleções e de disponibilizar as obras aos pesquisadores, compreendendo em seu acervo folhetos e periódicos raros, mapas e fotografias.
- Referência: Com o objetivo de orientar e apoiar ao usuário em sua pesquisa, o setor dispõe de equipe especializada que procura facilitar o acesso às fontes de informações impressas ou eletrônicas.
- Circulante: Contém um acervo de livros específicos para empréstimos domiciliares. Oferece ao leitor cerca de 27 mil obras, divididas em todas as classes do conhecimento: Filosofia, Psicologia, Religião, Ciências Sociais, Política, Economia, Folclore, Saúde, Administração, Ficção Estrangeira e Brasileira. Para ter direito ao empréstimo, o leitor deverá se inscrever e se informar sobre as normas do setor quanto ao prazo para devolução da obra.
Horário de Funcionamento Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco em Recife
- Segunda a Sexta das 08h às 20h45
Endereço e Telefone Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco em Recife
- R. João Líra, s/n – Santo Amaro – Recife – PE
- Telefone: (81) 3181-2642
Outras informações e site
- Mais informações: www.biblioteca.pe.gov.br