O BRT Recife, conhecido localmente como BRT ou TRO do Recife é um sistema de transporte público baseado no uso de ônibus da cidade do Recife, no estado de Pernambuco, Brasil. É parte integrante do Grande Recife Consórcio de Transporte.
Inaugurado em 2014, como parte das obras de mobilidade para a Copa do Mundo de Futebol, o BRT do Recife atende diretamente a cidade do Recife, bem como as cidades de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, um total de mais de 129 mil pessoas por dia.
BRT Recife História
Com mais de 4 milhões de pessoas em sua região metropolitana, a Grande Recife, possui um dos piores trânsitos do país, suas ruas sempre cheias de carros e transportes coletivos que não atendem toda a demanda de forma satisfatória são reclamações constantes entre a população recifense.
Pensadas para facilitar o deslocamento entre as cidades da Região Metropolitana do Recife, bem como de torcedores para a Arena Pernambuco durante a realização da Copa do Mundo de 2014, o BRT do Recife foi inaugurado parcialmente naquele ano, ainda que de maneira improvisada, boa parte das estações funcionaram durante o período da Copa, outras somente vieram a ser inauguradas tempos depois.
BRT Recife Corredores
Este sistema é dividido em dois corredores diferentes:
BRT Leste/Oeste
O Corredor Leste-Oeste possui 12 km de extensão. Esse sistema permite o deslocamento entre as regiões leste e centro da Região Metropolitana de Recife (RMR). Os municípios a serem contemplados com a obra são os seguintes: São Lourenço da Mata, Camaragibe e a capital Recife.
Esse corredor possui dois novos terminais de integração e dois já existentes serão reformados. O número total de estações é de 22 ao longo dos 12 km de extensão, com distância de 500 metros entre elas. Já o Corredor Ramal Cidade da Copa foi contemplado com um novo terminal integrado com o sistema de metrô. Possui quatro estações construídas ao longo da extensão de 6,4 km, também espaçadas por 500 metros de distância.
O corredor Ramal Cidade da Copa abrange as cidades de Camaragibe, São Lourenço da Mata, além de Recife. Esse corredor constitui a continuação do Corredor Leste-Oeste e também atende à Cidade da Copa, onde se localiza a Arena Pernambuco. O investimento total é de R$ 137 milhões.
As obras dos dois corredores foram iniciadas em outubro de 2011, estão em estágio avançados e com previsão de conclusão para setembro de 2013 Corredor Ramal Cidade da Copa e fevereiro de 2014 Corredor Leste/Oeste.
BRT Norte/Sul
O Corredor Norte-Sul possui uma extensão de 33 km e contempla os municípios de Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Araçoiaba, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. Além desses atende o acesso a importantes polos de atração de viagens, tais como: hotéis, aeroporto, as estações ferroviária e do metrô, além de alternativas possíveis de deslocamento na rede do Sistema Estrutural Integrado (SEI).
O projeto contempla a construção de 31 estações ao longo do percurso, estas, serão espaçadas a cada 500 metros. As obras, em andamento, tiveram início em janeiro 2012 e tem a previsão de conclusão em setembro de 2013.
BRT Recife Linhas
O BRT Recife conta com as seguintes linhas:
Corredor Norte-Sul
- 1900 – TI PE-15 (PCR)
- 1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
- 1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto)
- 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto)
- 1976 – TI Pelópidas (PCR)
- 1970 – TI Pelópidas/TI PE-15
- 1946 – TI Igarassu (PCR)
- 1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto)
- 1962 – TI Abreu e Lima (PCR)
Corredor Leste-Oeste
- 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
- 2480 – TI Camaragibe/Derby
- 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira
- 2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)
- 2441 – TI CDU/Conde da Boa Vista
- 2441 – TI CDU/Conde da Boa Vista – PCR
- 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra
- 2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)
Horário de Funcionamento BRT em Recife
- O horário de funcionamento depende da linha escolhida.
Endereço e Telefone BRT em Recife
- R. do Riachuelo – Boa Vista – Recife – PE
- Telefone: (81) 3182-5506
Outras informações e site
- Mais informações: www.brtbrasil.org.br