Uma ação neste domingo (26) vai levar dança e várias atividades recreativas, culturais e esportivas ao centro do guia Recife. A Secretaria de Turismo e Lazer da cidade anunciou nesta quinta-feira (23), dentro do projeto “Eu amo o Recife Antigo”, que acontece desde o mês passado na cidade, o “Dançando na rua”, ação artística que tem o objetivo de reunir pessoas de todas as idades para dançar ritmos dos mais variados, entre eles bolero, salsa e tango. A programação completa do evento está no site da PCR.
Das 16h às 22h, os casais poderão dançar em um tablado montado em um espaço na Rua Vigário Tenório. A música ficará por conta da orquestra do Maestro Lima Neto e da Spok Frevo Orquestra. O público que quiser aprender a dançar terá o auxílio de uma equipe de 10 dançarinos identificados com a camisa do projeto, além de monitores e professores de dança na cidade de Recife.
Outra atividade que faz parte do projeto no centro da cidade é a exposição de fotos do concurso cultural “Eu amo Recife”. Prevista para ser realizada no último mês, a exposição foi adiada para este domingo por causa do período de chuvas. A partir das 18h, a exposição fotográfica será montada no Marco Zero, e a hidrotela, uma cascata de água de 7,5 x 12 metros, ficará visível no canal do Porto do Recife, divulgando materiais educativos e imagens da capital pernambucana ao longo de dois blocos de apresentações de 20 minutos.
Ainda integra a programação cultural uma exposição de pinturas feitas em camisas por artistas mirins da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A ação ocorre na Avenida Barbosa Lima, a partir do meio-dia, assim como a exposição de outros 20 artistas plásticos. Carros antigos de variados modelos e épocas integram ainda o conjunto de exposições, das 12h às 18h.
Na programação de lazer, as crianças poderão aproveitar o polo montado na Praça do Arsenal. Com exposição de álbuns de figurinhas antigos, teatro de fantoche e brinquedos como cama elástica, pula-pula, touro mecânico, piscina de bolinhas e tobogã, os pequenos irão brincar no espaço das 8 às 12h e das 14h às 18h.
Para os que gostam de esportes, os polos dessas atividades serão nas avenidas Marquês de Olinda e Alfredo Lisboa, das 8h às 18h. O projeto vai oferecer rampa de skate e de patinação artística. Haverá aluguel de bicicletas e patins e jogos de basquete, apoiados pela Federação Pernambucana de Basketball.
Ruas bloqueadas durante a ação
Para tentar evitar transtornos nas áreas onde acontecerão as atividades, a Prefeitura do Recife montou um esquema de bloqueio e interdição de algumas ruas do Bairro do Recife (Estado de PE) durante a realização do projeto no domingo, além de disponibilizar 620 vagas de estacionamento da sede das Prefeitura.
A Avenida Rio Branco, Rua da Guia, Rua Álvares Cabral, Avenida Marquês de Olinda, Rua Dona Maria César, Rua do Bom Jesus, Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Barbosa Lima, Rua Domingos José Martins, Praça do Arsenal da Marinha e Rua Vigário Tenório terão acesso fechado para veículos. Os motoristas que estacionarem os carros na Prefeitura poderão realizar o traslado até os locais onde acontecem as ações do projeto por meio de uma van gratuita, das 6h às 23h.
Para acessar o bairro, os motoristas terão que utilizar as pontes Giratória, Buarque de Macedo e do Limoeiro, além da Avenida Cais de Apolo e Cais de Alfândega. A Rua do Observatório será local para estacionamento para pessoas portadoras de necessidades especiais, e a via terá o fluxo controlado.
Fonte: G1