Recife entra no clima do Ciclo Natalino

Leituras distintas sobre o nascimento de Jesus poderão ser vistas neste sábado (14) e domingo (15), no Bairro do Recife. Uma versão do Auto de Natal moderna, que junta dança e tecnologia, estreia neste sábado (14), no Bairro do Recife. Na fachada do Paço Alfândega, o público poderá ver a história do nascimento de Jesus contada pela fusão do videomapping, com a participação de cinco bailarinos.

Utilizando técnicas e material do alpinismo, os dançarinos estarão suspensos no ar, interagindo com a música e com o conteúdo virtual projetado na arquitetura do prédio, para contar a história do nascimento de Jesus. Os papeis interpretados pelos bailarinos são de reis magos, José, Maria e o Anjo da Anunciação.

Serão três apresentações por noite, com duração de cerca de 10 minutos: às 19h, 19h40 e 20h20. Nos intervalos da montagem, a fachada do Paço Alfândega acolherá projeções dos elementos que decoram a cidade durante o ciclo natalino. A ação poderá ser vista neste sábado e domingo, e entre os dias 19 e 29 de dezembro.

O tradicional Presépio dos Irmãos Valença, que este ano recebe a homenagem da Prefeitura do Recife por ser uma das mais antigas manifestações populares do ciclo natalino da cidade, com 148 anos de existência, será encenado neste final de semana, no Teatro Hermilo Borba Filho. Serão duas apresentações, uma no sábado (14), às 20h, e outra no domingo (15), às 16h.

Com entrada franca, a montagem conta, através do anjo Gabriel, o nascimento do menino Jesus, em Belém de Judá. Na jornada até o local de nascimento do Salvador, trava-se uma batalha entre o bem e o mal, encerrada com a louvação a Jesus. A encenação do Presépio conta com a participação de 18 personagens, entre Pastoras, Anjo, Nossa Senhora, São José, Cigana e Monge.

A peça foi encenada pela primeira vez no ano de 1865, no bairro da Madalena, no sítio pertencente à família. Os avós dos compositores pernambucanos João e Raul Valença – João Bernardo do Rego Valença e Dona Ana Alexandrina do Rego Valença – começaram a tradição, hoje perpetuada por filhos, netos, bisnetos e sobrinhos dos renomados compositores pernambucanos.





Do outro lado da cidade, na Lagoa do Araçá, a programação natalina será traduzida pela música. No sábado (14), as apresentações começam às 17h, com a Banda da Polícia Militar. Na sequência, entra em cena o Bloco Lírico O Bonde, o Pastoril Estrela Cadente, o grupo Rabecado, o cantor Nildinho da Paraíba, encerrando com a banda Flôr de Muçambê.

Já no domingo (15), a programação da Lagoa do Araçá inicia mais cedo, às 16h, com uma manifestação popular voltada para o público infantil, Bumbazinho, Meu Querido Cavalo Marinho. Depois, a Banda da Polícia Militar assume o palco, seguidos pelo Boi Ta Ta Ta, Vates e Violas e Coco Raízes de Arcoverde.

Confira abaixo a programação deste sábado e domingo no Recife:

14 de dezembro (sábado)

Teatro Hermilo Borba Filho, Bairro do Recife
Presépio dos Irmãos Valença
20h

Cais da Alfândega, Bairro do Recife
Videomapping e Balé Vertical
19h, 19h40 e 20h20

Lagoa do Araçá
17h às 18h – Banda da Polícia Militar
18h20 às19h20 – Bloco Lírico O Bonde
19h40 às 20h40 – Pastoril Estrela Cadente
21h às 22h – Rabecado
22h20 às 23h20 – Nildinho da Paraíba
23h40 às 0h40 – Flôr de Muçambê

15 de dezembro (domingo)

Teatro Hermilo Borba Filho, Bairro do Recife
Presépio dos Irmãos Valença
16h

Cais da Alfândega, Bairro do Recife
Videomapping e Balé Vertical
19h, 19h40 e 20h20

Lagoa do Araçá
16h às 17h – Bumbazinho, Meu Querido Cavalo Marinho
17h20 às 18h20 – Banda da Polícia Militar
18h40 às 19h40 – Boi Ta Ta Ta
20h às 21h – Vates e Violas
21h20 às 22h20 – Coco Raízes de Arcoverde





Deixe seu comentário