A Secretaria de Educação da cidade de Recife abriu na terça-feira (15) inscrições para 48 cursos profissionalizantes oferecidos pela rede municipal de ensino. Estão disponíveis 12 mil vagas em 18 escolas da rede, nos horários da manhã, tarde e noite. A carga horária é de 250 horas/aula ou 450 horas/aula, com duração média de quatro e seis meses, respectivamente – exceto no Centro de Idiomas Cristiano Donato, cujos cursos duram 1 ou 2 anos. As aulas já começam no próximo dia 6 de fevereiro, data de início do ano letivo na rede.
Para efetuar a inscrição, os interessados devem procurar as escolas até hoje (17), entre 8h e 20h. O ingresso dos novos alunos será definido por sorteio, marcado para o próximo dia 21 de janeiro. O resultado sai no dia 23. Os dias 24 e 25 estão reservados para a efetivação da matrícula. Há vagas nas áreas de higiene e beleza, vestuário, artesanato, construção civil, industrial, escritório, arte, idiomas, alimentação, turismo, educação e saúde.
Estão reservados 40% das vagas para participantes de programas sociais da Prefeitura Municipal do Recife. O restante estará disponível para a comunidade. É preciso ter idade mínima de 14, 16 ou 18 anos para se inscrever, dependendo do curso escolhido. O candidato tem de levar comprovante de residência, declaração de escolaridade, carteira de identidade e CPF. Quem for sorteado será orientado a comparecer à escola para a matrícula, apresentando cópia do comprovante de residência, da carteira de identidade e do CPF, além de foto 3×4.
Os cursos funcionarão de segunda a sexta. As aulas acontecerão de 7h30 às 12h para os matriculados no período da manhã. À tarde, as aulas serão entre 13h30 e 18h. Os estudantes da noite frequentarão as turmas das 18h40 às 22h.
“Essa formação oferece qualificação de nível básico, com o objetivo de inserir os alunos no mercado de trabalho, além de motivar pessoas que estão no mercado informal, por exemplo, a se preparar para entrar no mercado formal”, explica o gerente de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Recife, Antônio Tadeu de Oliveira.
Têm prioridade estudantes das escolas públicas municipais de ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos, pais beneficiários do Bolsa Escola e Bolsa Família, pessoas encaminhadas pelos programas do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), pelos Centros de Apoio Psicossocial (Caps), mulheres inseridas nos programas da Secretaria da Mulher e egressos do Projovem, entre outros programas sociais da Prefeitura do Recife. Todos precisam apresentar comprovante de vínculo com o programa do qual fazem parte.
SUAPE – Na Escola Profissional Professor Moacir de Melo Rêgo, os cursos estão voltados para a qualificação de profissionais da área industrial. A meta é preparar os alunos para atuar nas fábricas do Complexo Industrial de Suape, na Região Metropolitana do Recife.
Haverá turmas de serralharia, solda oxi-acetilênica, caldeiraria, eletricidade predial, recepcionista na área de saúde, marcenaria, solda elétrica com solda mig-mag e atendente administrativo.
Segundo Antônio Tadeu de Oliveira, os cursos oferecidos nessa instituição também formam para a construção civil. “Há diversos ex-alunos nossos em Suape, inclusive muitas mulheres”, destaca.
Serviço
Candidatos que desejarem mais informações sobre os 48 cursos profissionalizantes podem ligar para a Gerência de Educação Profissionalizante da Prefeitura do Recife, das 8h às 12h ou das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os telefones são (81) 3355-5970, (81) 3355-5971 e (81) 3355-5969.
Fonte: Prefeitura Municipal do Recife