Cabo de Santo Agostinho Recife

Cabo de Santo Agostinho Recife é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Faz parte da concentração urbana do Recife e integra a região metropolitana desta capital. O cabo de Santo Agostinho é considerado por diversos estudiosos o local do Descobrimento do Brasil, por ter sido a porção de terra avistada pelo navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, bem como o ponto de desembarque do explorador, no dia 26 de janeiro de 1500, três meses antes da chegada de Pedro Álvares Cabral à costa brasileira.

A formação rochosa, caracterizada por uma extrusão vulcânica que avança sobre o mar, é também um marco geológico mundial por representar o último ponto de ruptura entre a América do Sul e a África — que até então eram unidas em uma única e imensa massa continental denominada Gondwana.

 

A cidade abriga juntamente com Ipojuca o Complexo Industrial Portuário de Suape, um dos maiores polos industriais do Nordeste do país. A sede municipal tem uma temperatura média anual de 24,4 °C, sendo a mata atlântica a vegetação nativa do município. 71,7% da população cabense vive na zona urbana, contando com 65 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano em 2010 era de 0,686, considerado médio, e o oitavo maior do Estado.

O início de sua colonização remonta a 1536, dois anos após a doação da Capitania de Pernambuco a Duarte Coelho. Seu filho Duarte Coelho de Albuquerque, segundo Capitão-Donatário de Pernambuco, a partir de 1560 atuou com colonos e índios na consolidação da posse das terras. No âmbito de campanha mais ampla, associada à expulsão de franceses que se haviam apossado do Recife (mesma época da campanha pela retomada da Guanabara e erradicação da França Antártica pelo Governador-Geral do Brasil e fundador do Rio de Janeiro, Mem de Sá), Duarte Coelho de Albuquerque reconquistou o Cabo de Santo Agostinho. Aliado a índios e colonos, dali expulsou caetés hostis e viabilizou na sequência a organização de sesmarias e a ocupação produtiva de áreas onde foram erguidos engenhos de açúcar. Em 1593, as terras foram elevadas ao status de freguesia, devido à prosperidade proporcionada pela monocultura da cana-de-açúcar.

O município guarda um grande acervo histórico, cultural e religioso, como os antigos engenhos que ajudaram a colocar Pernambuco no topo mundial da produção de açúcar no Século XVII. Engenhos antigos, como o Engenho Massangana hoje impulsionam o turismo rural no estado e revelam o contexto histórico da região.Além do Forte Castelo do Mar, anteriormente Nossa Senhora de Nazaré, que desempenhou papel de alguma relevância no contexto da Insurreição Pernambucana contra o domínio holandês, no início da criação de uma consciência nacional brasileira.





O que fazer no Cabo de Santo Agostinho Recife

Com infraestrutura urbana modesta, alavancada pela construção do complexo portuário de Suape, no fim dos anos 1970, a região guarda na memória os primeiros passos do Brasil após a colonização portuguesa.
No ponto mais alto da região, fica a igreja Nossa Senhora de Nazaré, construída no século 16. É lá que estão também as ruínas do Convento Carmelita, que remontam ao fim do século 17 e são semelhantes a outras encontradas pelo Estado, como as que estão em Fernando de Noronha.

Por lá, comerciantes vendem licores de jenipapo e caranguejo, além de artesanatos e delícias locais, como a passa de caju.

Cercada pelo mar de águas quentes, que parece pintado de azul e turquesa, Cabo de Santo Agostinho também abriga refúgios no litoral, como a charmosa praia de Calhetas. Esculpido feito um coração de pedras, o lugar no passado serviu de porto seguro para tropas portuguesas e holandesas. Hoje, é povoada de barquinhos e faz abrigo para romances e gente que quer descansar.

Próximo dali ficam as praias do Paiva, decorada com coqueiros de uma reserva da família do artista plástico Francisco Brennand —o tradicional clã pernambucano é dono de diversos empreendimentos na região e de uma das maiores fortunas do país—, a do Xaréu, formada por rochas de origem vulcânica, e a de Itapuama, na qual surfistas se aventuram além dos arrecifes.

Já a praia de Suape tem águas cristalinas e tranquilas que brilham com ajuda dos primeiros raios, mostrando conchinhas e algas. A orla do Suape desemboca no Rio Massangana, formando um manguezal na altura da Vila Galé Eco Resort do Cabo

Cabo de Santo Agostinho Recife Fotos

 

Mapa de localização





Deixe seu comentário