O espaço Caixa Cultural abre hoje à visitação uma instalação inédita do artista plástico paulista Alcindo Moreira Filho. “Entrenuvens” busca capturar, com uma tonelada de algodão, de diversas maneiras as imagens formadas pelas nuvens, que se dissolvem em minutos. Na exposição, o artista faz representações das nuvens usando materiais como algodão, parafina, polipropileno e acrílico em caixinhas de CDs, tratando cada um deles como pigmentos.
O evento na cidade de Recife começa com imagens de nuvens reais fotografadas e segue para os retratos que Alcindo faz do céu. Depois, o público visualiza os enormes fardos de algodão e as formas concretas das caixas de CDs ou dos quadros de parafina, sendo convidado a perceber a sinuosidade dos fios de algodão entrelaçados.
O projeto “Entrenuvens” também inova na contrapartida socioambiental: pela primeira vez no Brasil uma exposição de arte vai conquistar o selo Carbono Zero,pela ação de neutralização de carbono. Isso significa que todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes da instalação serão quantificadas através de um inventário e compensadas com o plantio de mudas de espécies nativas da caatinga e mata atlântica, no Estado de Pernambuco. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de junho e a entrada é gratuita.
Serviço
Exposição “Entrenuvens”, do artista plástico Alcindo Moreira Filho
De 4 a 30 de junho – de terça a domingo, das 12 às 20h
Caixa Cultural guia Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
Entrada gratuita
Fonte: G1