Você sabia que existe um Jardim Botânico no Recife? Pois é, muitas pessoas não sabem. Na BR 232, Km 7,5 s/n, no Bairro do Curado, você vai encontrar um testemunho vivo da biodiversidade da Mata Atlântica, que junto à restinga e os manguezais, cobria o sítio original do Recife.
Ocupando uma área de 10,7 hectares, o Jardim Botânico compõe uma parte da Unidade de Conservação Municipal denominada Matas do Curado, uma área de 113,6 hectares pertencente ao patrimônio do Exército. As várias realizações nas áreas de pesquisa científica, conservação e educação ambiental possibilitaram a admissão do JBR na Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) e, por intermédio dessa, na Botanic Gardens Conservation Internacional (BGCI).
O Jardim Botânico desenvolve as atividades em educação ambiental, como caminhadas ecológicas, exposição permanente da mata atlântica, exibição de vídeos com temas ambientais e visitas aos viveiros de plantas medicinais e florestais. Possui ainda um orquidário para visitação, produção e permuta de orquídeas e um meliponário de abelhas nativas.
Mesmo com esses atrativos, o JBR é pouco conhecido pela população, por causa da inexistência de campanhas promocionais. O público que visita o Jardim Botânico é formado basicamente por estudantes das escolas na cidade de Recife (públicas e privadas) e por famílias nos fins de semana.
Escolas e visitantes têm acesso ao Jardim Botânico mediante agendamento prévio, pelos telefones 81-3355-0002 e 3355-0000, com direito a um orientador o grupo de 10 a 30 pessoas. Entretanto, as visitas espontâneas podem acontecer das 08:30h às 15:30h, de terças a domingo, exceto em alguns feriados, com entrada franca.
Fonte: NE10