Em Recife, Fundaj recebe ciclo de documentários espanhóis

Quatro documentários espanhóis integram a programação do cinema da Fundação, no bairro do Derby, a partir desta segunda-feira (3). O ciclo ‘Território Documental’, promovido pelo Instituto Cervantes, busca mostrar a riqueza do gênero e também a capacidade de, através de histórias de uma nação, refletir sobre a situação de outras. Os eventos na cidade de Recife acontecem sempre às 19h, com entrada gratuita.

Revelando o papel do México durante a Guerra Civil espanhola, o documentário “A Mala Mexicana” (La Maleta Mexicana), de Trisha Ziff, vai ser exibido na terça-feira (4). Nele, é possível conhecer a história dos negativos de Robert Capa, Gerda Taro e David Chim Seymour sobre o período da guerra, que desapareceram e foram reencontrados posteriormente na Cidade do México.





Com direção de Christophe Farnarier, “O Sonho” (El Somni) é o documentário da quarta-feira (5), trazendo a história de Joan Pipa, o último na linha da milenar tradição de conduzir os rebanhos através de sua última jornada através Pirenéus catalães, buscando assim refletir sobre os caminhos que estão tomando a civilização ocidental.

Para fechar o ciclo de documentários espanhóis, na quinta-feira (6) é exibido “Flamenco de Raiz” (Flamenco de Raíz), de Vicente Pérez Herrero, que explora a raiz antropológica do flamenco, mostrando-o além dos palcos, indo a rua e as festas privadas da Espanha.

O Cinema da Fundação fica na Rua Henrique Dias, 609, no Derby. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3334-0450. Todos os filmes contam com legendas em português.

Serviço 

Ciclo de Cinema Espanhol -Território Documental
Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) – Sala João Cardoso Ayres
Rua Henrique Dias, 609 – Derby
De 3 a 6 de junho, às 19h
Entrada gratuita

Fonte: G1





Deixe seu comentário