Festival traz ao Recife maratona de histórias e show do Palavra Cantada

O Recife vai ganhar uma semana inteira dedicada à contação de histórias até o dia 27 de abril. O festival Conte Outra Vez chega à sua segunda edição com oficinas, palestras e maratonas de contação de histórias. Para abrir a programação, no domingo (21) o grupo Palavra Cantada se apresentou no Baile Perfumado. Contadores, arte-educadores e companhias de várias partes do país fazem parte do evento na cidade de Recife.

A programação acontece em espaços como o Teatro do Imip, o auditório da Fafire, o Espaço Pasárgada e a Livraria Jaqueira. O Palavra Cantada, da dupla Paulo Tatit e Sandra Peres, que faz programas de TV, CDs e DVDs, traz ao Recife o show “Brincadeiras Musicais”, que convida as pessoas a interagirem com instrumentos. A entrada custa R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).

“Esse ano a gente aumentou a programação em dois dias, vai durar uma semana inteira. A quantidade de contadores de histórias daqui de Pernambuco também cresceu, tem gente que está começando, profissionais mais experientes…”, explica Camila Puntel, coordenadora do evento, que é realizado pela Tapete Voador, com incentivo do Funcultura.

Para os adultos, o foco é na formação. No dia 25, no auditório da Fafire, haverá palestra de Ana Luísa Lacombe (SP) e uma mesa redonda com Marcio Vassallo (RJ), Kelly Orasi (SP) e Anna Carolina Farias (PE). Para entrar, é preciso chegar uma hora antes e doar um livro infantil em bom estado. No dia seguinte, também na Fafire, acontece o workshop “Contando histórias com objetos”, de Kelly Orasi (Estado de SP). Para participar, tem que  doar um livro de Manoel Bandeira e fazer inscrições pelo site. “Percebemos que desde o primeiro festival muitos educadores, do interior inclusive, passaram a querer se qualificar, dar aula e desenvolver projetos nessa área”, disse Camila Puntel. Na abertura e nos intervalos da programação o grupo Zumbaiar promove um Momento Poético, onde voluntárias recitam poesias ao som de um tambor.

Na sexta-feira (26) acontecem as oficinas, com entrada gratuita, no Espaço Pasárgada. Às 8h, “Contando Histórias com Objetos”, com a artista paulistana Kelly Orasi. À tarde, o grupo Zumbaiar apresenta o workshop “Cenas Cotidianas: da imagem (a palavra) da ideia (o gesto)”. Os participantes precisam se inscrever pelo site do evento e doar um livro de Manoel Bandeira.

Crianças

Em tempos de tablets, videogames e TV a cabo, pode parecer difícil usar livros para atrair a atenção das crianças, mas Camila Puntel diz que não é bem assim. “Acho que as histórias estão voltando com toda força. Tanto há pais que levam as crianças para esse tipo de programação quanto as livrarias se voltam cada vez mais à contação de histórias”, afirma.

Para os pequenos, atividades não faltam no festival. De 22 a 24 de abril, as voluntárias do grupo Zumbaiar vão contar histórias no Imip pela manhã. No dia 24, no teatro do Imip, haverá apresentações ao vivo das 8h às 15h com os grupos Ópera na Mala (SP), As Fadas Magrinhas (PE), Artrelando (PE) e os espetáculos “O Grifo”, com Ana Luísa Lacombe (SP) e “Dom Quixote”, com Kelly Orasi (SP), além da presença da trupe O Tapete Voador e do Intervalo Poético com Adelia (PE).





O encerramento acontece no sábado (27) haverá uma maratona de contação de histórias na Livraria Jaqueira com nove horas de duração. Haverá espetáculos da trupe O Tapete Voador (PE), Os Tapetes Contadores de Histórias (RJ), Fernanda Mélo (PE), Cia Conto em Cantos (SP), Alicce Oliveira (MT), Érica Verçosa (PE) e os contos com origamis de Irene Tanabe (SP). Intérpretes de libras vão atuar para ajudar as crianças com deficiência auditiva. Para participar, cada família deve doar um item de higiene pessoal que será entregue aos pacientes em tratamento no Hospital de Câncer de Pernambuco.

Mais informações

otapetevoador.com.br
contato@otapetevoador.com.br
(81) 3093-1038

CONTE OUTRA VEZ – PROGRAMAÇÃO
Até 27 de abril de 2013

22/04 – Manhãs de contos no IMIP   8h
Local: Teatro do IMIP
Entrada franca

23/04 – Manhãs de contos no IMIP   8h
Local: Teatro do IMIP
Entrada franca

24/04 –  Contos e apresentações no IMIP   8h
Local: Teatro do IMIP
Entrada franca

8h –  Abertura com O Tapete Voador (PE)
8:10h – As Joias de Krishna (Ópera na Mala, SP)
9h – Intervalo poético (Adelia, PE)
9:15h – O Grifo (Ana Luísa Lacombe, SP)
10h –  Show musical com As Fadas Magrinhas (PE)

13h – O Tapete Voador (PE)
13:15h – Dom Quixote (Kelly Orasi, SP)
14h –  Intervalo Poético (Adelia, PE)
14:15h – Parlendas e travalínguas (Artrelando, PE)
15h – Peppa e a Vaca (Carol Levy, PE)

25/04 – Palestras   9h
Local: Auditório da FAFIRE
Entrada: doação de um livro infantil em bom estado

9h – Momento poético (Zumbaiar, PE)
9:10h – Palestra: “A arte de contar histórias” (Ana Luísa Lacombe, SP)
11:10h – Momento poético e Literário (Zumbaiar, PE)

14h – Momento poético  (Zumbaiar, PE)
14:10h – Mesa redonda: “Literatura: travessia para o encantamento” (Marcio Vassallo, RJ,  Kelly Orasi, SP, Anna Carolina Farias, PE)
16:10h –  Encerramento das palestras (Zumbaiar, PE)

26/04 – Woskshops   8h
Local: Espaço Pasárgada
Entrada: doação de um livro de Manoel Bandeira (inscrições no site)

8h – 12h – “Contando Histórias com Objetos” (Kelly Orasi, SP)
14h – 17h – “Cenas Cotidianas: da imagem (a palavra) da ideia (o gesto)” (Zumbaiar, PE)

27/04 – Maratona de contação   9h
Local: Livraria Jaqueira
Entrada: Doação de material de higiene pessoal para ser doado ao Hospital do Câncer

9h –  Contos Daqui e Dacolá ( O Tapete Voador, PE)
10h – Retalho de Drummond (Os Tapetes Contadores de Histórias, RJ)
11h – Maletinha de Poesia (Fernanda Mélo, PE)

14h – Obax (Érica Verçosa, PE)
15h – Trecos e Cacarecos (Alicce Oliveira, MT)
16h – Hora do Conto (Verônica, PE)
17h – Contos com Origamis (Irene Tanabe, SP)
18h – Matulutulu (Cia Conto em Cantos, SP)

Fonte: G1





Deixe seu comentário