Mercado São José

O Mercado de São José Recife é um dos vinte e quatro mercados públicos do Recife, capital de Pernambuco.

Localizado no bairro de São José e inaugurado em 1875, é o mais antigo mercado público do Brasil e o primeiro edifício pré-fabricado em ferro no país, com a mesma estrutura neoclássica dos mercados europeus do século XIX. Foi inspirado no mercado público de Grenelle, em Paris.

14º dp delegacia policia civil pinheiros

O projeto, elaborado por encomenda da Câmara Municipal do Recife, provavelmente é de Victor Lenthier, engenheiro da casa, à época. O detalhamento ficou a cargo do engenheiro Louis Léger Vauthier, contratado também para acompanhar a execução das estruturas de metal na França. É um dos monumentos pernambucanos, reconhecido e tombado pelo Patrimônio Histórico. A construção levou mais de dois anos, extrapolando o prazo estipulado para o empreiteiro José Augusto de Araújo. O custo também foi onerado pelas modificações introduzidas por Vauthier, para adequar o empreendimento ao clima tropical.

Em 1787, o local onde está instalada a Praça Dom Vital ou Praça do Mercado, no Bairro de São José, chamava-se Ribeira de São José. Ali se mantinha um pequeno comércio de verduras e frutas. Em 1817, o local era descrito assim: um mercado junto de uma igreja, onde são oferecidos montões de raízes de mandioca, bananas, ananases, cajus, mangas e laranjas. Hoje, o mercado comercializa, além do artesanato variado, de peixes e crustáceos, charque, outras carnes e cereais.

Mercado São José Recife História

O local onde foi montado o Mercado de São José abrigava antes o Sítio dos Coqueiros, depois chamado Largo da Ribeira do Peixe. No começo do século XIX, o governador de Pernambuco D. Tomás José de Melo ordenou a construção, no largo, do Mercado da Ribeira do Peixe, um conjunto de barracos que comercializavam frutas, verduras e peixes.





Em 1871, a Câmara de Vereadores do Recife encomendou o projeto de um mercado para a região. Louis Léger Vauthier, o autor do projeto, se inspirou no mercado de Grenelle, em Paris.[3] A obra foi inaugurada em 7 de setembro de 1875.

O Mercado já passou por várias reformas: em 1906, com duração de dez meses, em 1941, com a substituição das venezianas por cobogós, e em 1989, após um grave incêndio que destruiu parte do mercado. A reinauguração ocorreu apenas em 1994. O Mercado de São José foi tombado patrimônio histórico pelo IPHAN.

Mercado São José Recife Estrutura

O Mercado de São José ocupa uma área coberta de 3.541 metros quadrados. Mede 48,88 m de frente por 75,44 m de fundo. O prédio é formado por dois pavilhões, com 377 compartimentos de diversos produtos; 27 pedras de peixe; 34 barracas internas – para vender comidas e caldo de cana – e outras 70 espalhadas pela calçada do pátio. Atualmente, são 545 boxes no total. Artesanato em barro, corda e palha fazem do mercado polo de atração turística. É, também, ponto tradicional do comércio de pescado. Semanalmente são vendidos, ali, cerca de 1,3 toneladas de peixe e 400 kg de crustáceos.

Horário de Funcionamento Mercado São José em Recife

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h / Sábado das 08h às 15h / Domingo das 08h às 12h

Endereço e Telefone Mercado São José em Recife

  • Praça Dom Vital, s/n – São José – Recife – PE
  • Telefone: (81) 3355-3399

Mapa de localização





Deixe seu comentário