No Recife, Hemope lança campanha para doação de sangue no Carnaval

A partir de hoje (21), o Hemope vai lançar a tradicional campanha de doação de sangue para o carnaval na cidade de Recife. Este ano, o mote é “Não importa o ritmo que corre em suas veias, mas a solidariedade que existe em você”. Às 9h da manhã, uma festa no pátio do hemocentro vai divulgar a iniciativa e contar com apresentações de Getúlio Cavalcanti, Patusco, Caboclos de Lança do Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro e alguns personagens do bloco Enquanto Isso, na Sala da Justiça.

A campanha segue até o próximo dia 8 e pretende ampliar entre 30 e 40% as doações em preparação para o carnaval. De acordo com a médica Audrey Martins, gerente do Hemocento, a ação é estratégica. “Há uma tendência de aumento no número de ocorrências durante as festas e precisamos estar preparados para uma demanda maior”, explica a doutora. “Nos preparamos para receber uma intercorrência maior. A campanha precisa ter o cuidado de aumentar estoques para não deixar a população em perigo”, completa.





Ainda de acordo com a médica, a população responde bem aos convites para doar sangue. “Habitualmente, as doações aumentam. Quando a população é convidada, ela responde ao chamado. O objetivo é exatamente esse, sensibilizar os doadores”, afirma Audrey Martins. A campanha de Carnaval, como a de São João, já são tradicionais e previstas no calendário do Hemope.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 67 anos, gozar de boa saúde, pesar mais de 50 kg, não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 24 horas e ter dormido bem à noite. Os menores de 18 anos precisam de acompanhamento do responsável legal. Todos devem apresentar documentação com foto no ato da doação.

No Hemope, uma triagem clínica será feita por um médico ou enfermeiro para que se confirme a aptidão para doar sangue. O hemocentro fica na Rua Joaquim Nabuco, 171, Graças, e funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 18h30, inclusive nos feriados.

Serviço

Fundação Hemope
Rua Joaquim Nabuco, 171 – Graças
De segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados

Fonte: G1





Deixe seu comentário