No Vasco da Gama, bairro da Zona Norte do Recife, ganha mais uma opção de lazer na sexta-feira (22). Às 20h será inaugurado Cine Vasco, beneficiando os cerca de 31 mil moradores do bairro.
Carentes de cultura – um grupo de moradores do bairro resolveu se mobilizar para criar uma opção cultural para a população. Foi quando surgiu a ideia de criar um cineclube.
A ideia só se tornou viável porque o bairro dispõe do espaço do Teatro Lobatinho, que conta com um teatro com 125 lugares, mesanino e sala de projeção. Subutilizado, o teatro na cidade de Recife só voltou a receber apresentações teatrais recentemente, uma vez por semana. A diretoria do teatro gentilmente abriu as portas do espaço para o cineclube de iniciativa popular.
A ideia amadureceu num fórum virtual que reúne centenas de moradores do Vasco da Gama, na rede social Facebook. Autorização do espaço concedida, os moradores se organizaram para definir dia, horário e filme, tudo via votação online. Nesta sexta-feira, a sessão inaugural do Cine Vasco terá a exibição de V de Vingança, de 2006. As sessões serão semanais, sempre às 20h da sexta-feira. O filme é escolhido via votação online.
O técnico em eletromecânica Wildson Melo, 20, destaca que o bairro, apesar de grande, é carente de espaços de difusão cultural. “É importante que tenhamos um espaço como este, que atraia a população do bairro e promova a discussão, a troca de conhecimento”.
O estudante de engenharia da computação Diogo Rodrigues, 23, concorda com o colega. “É uma opção de lazer, algo que falta por aqui”, pontua, lembrando também que é convidativo por ser grátis.
Estudante de Rádio e TV, Victor Mariano, 20, recorda que desde o momento que surgiu a ideia, ele se prontificou a ajudar, visto que poderia ser uma experiência enriquecedora para a área que estuda. “Na maioria dos bairros da periferia do Recife falta oportunidades de acesso à cultura. E arte é importante em qualquer lugar” O estudante avaliou que a iniciativa também pode elevar a autoestima da população. “Teremos um espaço para dizer que ‘fica no meu bairro’.
Fonte: NE10