Projeto Objetos Brincantes aproxima a arte de creches e pré-escolas em Recife

Artistas pernambucanos levam a creches e pré-escolas municipais do Recife projeto que mostra como a arte é uma aliada da educação de qualidade. Joelson Gomes, Marcelo Silveira e Maurício Castro integram equipe do projeto Objetos Brincantes, que elabora, em conjunto com professores e equipes pedagógicas, objetos estéticos e lúdicos que serão doados às unidades de ensino participantes. As obras farão parte do equipamento pedagógico das instituições.

Financiado pelo Funcultura, do governo estadual, o projeto promove seminário de formação de docentes para discutir como as crianças conhecem o mundo através de jogos e brincadeiras. A ação busca construir relações entre a produção da arte contemporânea  e a educação infantil, através da residência dos artistas nas creches e pré-escolas.

A coordenação pedagógica fica a cargo da pesquisadora e doutoranda da USP Denise Nalini. “Esse projeto traz um olhar diferente na organização do espaço, ideal para a melhoria dos ambientes escolares, alcançando assim um maior desenvolvimento educacional das crianças do Recife”, avalia a coordenadora.





Com foco na arte contemporânea, o projeto Objetos Brincantes está promovendo atividades para a promoção de um espaço que valorize a experiência estética, o que se traduz em bem estar para crianças que estudam em unidades com educação infantil da rede municipal de educação do Recife.

No final do projeto, ocorrerá uma visita dos educadores aos ateliês dos artistas, onde se discutirá o papel da arte contemporânea e a criança da educação infantil. Além disso, haverá encontro na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, com todos os envolvidos no projeto – educadores, coordenadores e artistas – para debater os projetos elaborados na primeira fase.

“Sempre gostei de trabalhar a arte com as crianças. A partir desse projeto, vamos vivenciar atividades fora do comum, por meio das quais nossos alunos poderão modificar seus comportamentos e brincar de maneira organizada nos espaços de que dispomos”, reforçou a professora Elaine Oliveira, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mãezinha do Coque, na Ilha Joana Bezerra.

Além do Cmei Mãezinha do Coque, fazem parte do Objetos Brincantes a Creche Novo Horizonte, na Mustardinha, e a Escola 14 Bis, de Boa Viagem.

Fonte: Prefeitura Municipal de Recife





Deixe seu comentário