O Sport Club do Recife (conhecido como Sport e Sport Recife, de monogramo SCR) é um clube brasileiro de desportos, situado no bairro da Ilha do Retiro, cidade do Recife, estado de Pernambuco.
Foi fundado em 13 de maio de 1905, por Guilherme de Aquino Fonseca, um pernambucano que viveu por muitos anos na Inglaterra, onde estudou na Universidade de Cambridge e regressou a Pernambuco trazendo consigo o apreço pelo novo esporte daquele país: o futebol.
É conhecido pelo seu símbolo maior: o leão; suas cores oficiais são o preto e o encarnado e, desde o ano de 1937, manda seus jogos na Ilha do Retiro onde é apoiado pela massa sportista. O Leão da Ilha é o clube mais popular de Pernambuco, do Norte-Nordeste e um dos mais populares do Brasil, tendo rivalidades históricas com o América Futebol Clube, onde duela no Clássico dos Campeões; com o Clube Náutico Capibaribe, onde o confronto entre ambos é conhecido como o Clássico dos Clássicos, sendo este o terceiro clássico mais antigo do país; e com o Santa Cruz Futebol Clube, cujo confronto é denominado de Clássico das Multidões.
No ano de 2010, o Sport Recife foi honrado pela FIFA, com a distinção de ser um Clube Clássico brasileiro, sul-americano e mundial, fazendo parte do hall de grandes clubes daquela federação internacional. Tem como principais glórias: 42 títulos pernambucanos, 3 Copas do Nordeste, 1 Torneio Norte-Nordeste, 1 Troféu Roberto Gomes Pedrosa, 1 Copa do Brasil e 2 Campeonatos Brasileiros. Além disto, possui uma tríplice coroa referente ao ano de 1988.
O Sport é dono de oito títulos com chancela da CBD/CBF, referente aos anos de 1968, 1987, 1990, 1994, 2000, 2008 e 2014; sendo 4 nacionais, 1 inter-regional e 3 regionais. Detém conquistas pioneiras no futebol do norte-nordeste, a exemplo de ser o primeiro campeão do Nordeste, do Norte–Nordeste, da Copa do Brasil.
Sport Club do Recife História
Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport Club do Recife, era integrante de uma rica família pernambucana. Seu pai, João d’Aquino Fonseca e sua mãe Maria Eugênia Regadas Aquino Fonseca eram exigentes quanto à conduta e caráter dos filhos. Então, mandaram Guilherme à Inglaterra para realizar seus estudos na Universidade de Cambridge onde se formou engenheiro e quando da Europa voltou, no ano de 1903, trouxe, além de sua formação, a paixão pelo futebol que, naquela época, era um esporte de elites.
A partir dos primeiros contatos com a bola, o jovem recifense começou a sonhar alto. Ao voltar, prometia a ele mesmo, que fundaria um clube de futebol, que mais tarde, viria a ser o Sport, e que, com a habilidade latina, seria possível jogar melhor que os ingleses. Em breve, também poderiam existir vários outros clubes e o futebol ganharia popularidade rapidamente, pensava Guilherme, que, com seu próprio dinheiro, comprou bolas, apitos e todo tipo de material necessário para a prática do esporte.
Em 13 de maio de 1905, ao meio-dia, no salão da Associação dos Empregados do Comércio do Recife, era fundado o Sport Club do Recife. Junto com o clube, nascia também o futebol pernambucano, já que não há registros de qualquer time de futebol no estado antes da fundação do Leão da Ilha.
Sport Clube do Recife Mascote
Em 1919 no Pará, o Sport Club do Recife venceu o Troféu Leão do Norte, competição considerada à época, difícil para qualquer equipe nordestina, já que o futebol paraense era mais desenvolvido. Contrariando a situação da época, o Sport foi a Belém e conquistou o belíssimo troféu de bronze francês, que mais tarde viria a ser o motivo de criação do mascote, que hoje é o leão, tão agraciado pela torcida rubro-negra, como também pela criação de uma das alcunhas do Sport: Leão do Norte.
O mascote-símbolo do Sport se chama Leo e foi criado há mais de 25 anos pelo chargista Humberto Araújo. Desde então, vem ilustrando as conquistas e momentos marcantes do clube. O mascote ganhou vida 2007, passando a entrar em campo com os jogadores do Sport e alegrando a festa da torcida. O nome Leo foi escolhido por significar leão em latim.
Sport Clube Recife Brasão
O primeiro brasão do Sport nada tinha a ver com o atual. Num dos primeiros estatutos do clube, ele era assim definido: Sobre uma âncora, tendo no braço a data 13 de maio de 1905, apoiada sobre um par de remos cruzando com um mastro contendo flâmulas descendentes e um croquete, um salva-vidas, tendo no centro uma bola de futebol entre um pau de críquete e uma raquete de tênis, cruzados, e encimada pelas letras SCR, entrelaçados em monograma e, no corpo, escrito Sport Club Recife. Logo, o distintivo número 1 do Sport representava todas as modalidades esportivas praticadas pelo clube na época, desde o críquete até a caça submarina.
Eis que, em 1919, o então presidente rubro-negro Arnaldo Loyo encarou um desafio que, para muitos na época, foi considerado uma loucura: levar o Sport a Belém do Pará para jogar uma série de cinco amistosos. O clube obteve resultados significativos visto que, na época, o centro futebolístico paraense era mais evoluído que o pernambucano. Estes foram os resultados: Sport 3-3 Combinado Remo-Paysandu (23/03), Sport 3-2 Seleção Paraense (27/03), Sport 0-1 Paysandu (01/04), Sport 2-1 Combinado Remo-Paysandu (03/04) e Sport 0-1 Remo (06/04).
E foi no jogo do dia 3 de abril de 1919 que estava em disputa um belíssimo bronze francês, denominado Leão do Norte, onde figuravam as esculturas de um arqueiro grego acompanhado por um imponente leão. Para a surpresa dos paraenses, o Sport vence o combinado local por 2-1 e fica com o troféu. A decepção para a torcida adversária foi tamanha que um torcedor mais afoito invadiu o navio, onde os dirigentes rubro-negros guardavam a peça, e danificou sua cauda com um cano de ferro. Este fato inspirou a elaboração de um novo brasão para o Sport.
Então, o leão foi adotado como o novo símbolo do clube pois representava toda sua ousadia, coragem e espírito de vencedor. O responsável pela arte foi o desenhista Armando Vieira dos Santos que se baseou na heráldica das armas escocesas para a elaboração do escudo.
E ele é assim definido no estatuto do clube: Art. 7º – O distintivo oficial do Sport Club do Recife é um escudo, cuja configuração geométrica assim se define: superiormente, dois arcos de círculos, convexos, iguais entre si; os arcos superiores encontram-se, numa das extremidades, no ponto extremo superior do eixo vertical da figura; na outra extremidade, cada um deles se liga à extremidade superior do arco lateral correspondente; os arcos laterais encontram-se, na extremidade inferior, no ponto extremo inferior ao eixo vertical da figura; a corda de cada arco lateral é, praticamente, igual ao dobro da corda de cada arco superior.§ único – O fundo do escudo oficial tem sete faixas paralelas, no sentido diagonal ascendente, da esquerda para direita, em cores preta e encarnada, alternadamente, a primeira e a última das quais, em cor preta. Sobre tal fundo, a figura heráldica, em amarelo-ouro, de um leão em pé e de perfil, voltado para o lado direito do escudo, sustentando uma miniatura do desenho deste. Nessa miniatura, também em amarelo-ouro, o desenho do monogramo SCR, em letras entrelaçadas, de cor preta.
Sport Recife Bandeira
O Sport Club do Recife tem, como pavilhão oficial, uma bandeira de forma retangular, com sete faixas horizontais paralelas de igual largura, sendo quatro pretas e três encarnadas, alternadamente, a primeira e a última das quais, em cor preta. No ângulo superior direito da bandeira, há um quadrado de cor preta, com a figura heráldica de leão em pé e de perfil, em amarelo-ouro, voltada para a direita do quadrado, sustentando um desenho perimétrico do escudo do Club, em traço preto. O fundo desse desenho é em amarelo-ouro, figurando, no seu centro, o monograma SCR, em letras pretas, entrelaçadas. No canto inferior direito do quadrado, a inscrição, em amarelo-ouro, do numeral do número mil novecentos e cinco, significante do ano de fundação do Club. A largura da bandeira é igual a sete décimos do seu comprimento, e o lado do quadrado é igual à soma da largura de três faixas.
Parágrafo único – Nas flâmulas e bandeirolas oficiais, somente haverá obrigatoriamente das cores preta e encarnada, simbólicas do Club, em faixas horizontais paralelas. Nos casos de duas faixas apenas, ter-se-á a primeira em cor preta. Nos outros casos e, sempre, naquelas duas cores, alternadamente, o número de faixas será ímpar, a primeira e a última das quais, em cor preta.
Sport Clube Recife Uniforme
Nas competições esportivas, os atletas do Sport Club do Recife usarão uniforme oficial, que terá sempre o escudo SCR na camisa, em seu lado esquerdo e na altura do peito, e obedece a um dos seguintes padrões:
- Camisa com faixas horizontais cores preta e vermelha, alternadamente, com calção branco ou preto e meiões pretos;
- Camisa, calção e meiões brancos;
- Camisa, calções e meiões pretos, com detalhes em vermelho;
- Camisa, calções e meiões dourados, com discretos detalhes em vermelho e preto.
Horário de Funcionamento Sport Clube em Recife
- Segunda a Sexta das 08h às 16h30
Endereço e Telefone Sport Clube em Recife
- Rua Sport Club do Recife, SN – Recife – PE
- Telefone: (81) 3225-6700
Outras informações e site
- Mais informações: www.sportrecife.com.br