O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começou na manhã de ontem (30) o recadastramento biométrico para os mais de 1,2 milhão de eleitores da cidade de Recife. De ontem até março do ano que vem, todos os eleitores devem procurar os postos de atendimento da Justiça Eleitoral para refazer o seu recadastramento com recolhimento das impressões digitais e fotografia, sob o risco de não poder votar nas eleições 2014, ter o título eleitoral cancelado e correr todos os ônus de não estar quite com a Justiça Eleitoral.
No Recife, o TRE já preparou três pontos de atendimento – na Central de Atendimento ao Eleitor do Forte das Cinco Pontas e nos cartórios eleitorais de Areias e do Arruda – e ainda pretende expandir o atendimento para mais sete pontos da cidade. O eleitor deve comparecer com documento de identidade com foto, comprovante de residência e o título de eleitor antigo, se houver, para poder efetuar o recadastramento. É possível agendar a visita com dia e hora marcada no site do Tribunal (tre-pe.jus.br).
A votação por leitura biométrica já aconteceu nas eleições 2012 em 12 municípios e vai ser estendida para pelo menos 53 em 2014. “Serão 2,5 milhões de eleitores recadastrados para 2014. Esperamos fazer o cadastramento biométrico de todos os eleitores do Estado até as eleições de 2018”, previu o presidente do TRE, Ricardo Paes Barreto.
Fonte: NE10